home » todos os fóruns » fórum atual » tópicos redes
Escolha um Fórum:
Dossiê BRASnet / BrasIRC - Rede BrLink, a vilã do IRC brasileiro!
visitar site de Cajau enviar mensagem para Cajau mostrar perfil de Cajau
postado por Cajau em 28/09/2009 às 19:50:54
Este será um resumo do ocorrido, um acompanhamento do que está acontecendo, novos indícios ao longo da semana e por fim uma análise crítica sobre o assunto para que os usuários possam refletir e ver uma perspectiva que poucos pensaram.

Todos nós pudemos ver, de um dia pro outro, estávamos na BRASnet e de repente fomos desconectados e direcionados para a rede BrasIRC. Isto ocorreu porque a empresa DsgX migrou todos os seus servidores para a rede BrasIRC. "Mas por quê?" você me perguntaria, a resposta é simples, dmer, dono de todo o provedor de serviços, estava cansado de pagar proxy´s e ainda ter que arcar com 98% da rede rodando em seus servidores. Ao receber uma proposta melhor, de que não teria que pagar por proxy, nem nada, direcionou os IP´s todos para a BrasIRC. Um erro, foi o de não ter comunicado à administração da BRASnet de sua atitude, e pagaria, talvez, muito caro por isto.

A BRASnet até tentou se erguer das cinzas, mas a provedora de serviços GigeServers cancelou sua conta de VPS e não aceitou que ele alugasse mais nada. Naquele instante, a BRASnet teria virado cinzas, mas ainda havia esperança de que Mauritz daria a volta por cima, como fez em vários outros acontecimentos anteriores. Ele correu atrás de muitos data centers que segurasse qualquer tipo de ataque, mas sua procura chegou ao fim quando apenas um lugar disse que seguraria este tipo de problema, no valor de 15 mil reais. O velho riu e desistiu de IRC finalmente.

A BrasIRC então teria virado uma BRASnet2, afinal, era a maior rede no momento, e possuía a estrutura semelhante à da BRASnet. A BRASnet então, decide virar seus DNS para redes estrangeiras. Primeiro foi para a IRCHighWay que logo baniu classes de IP´s brasileiras para não atrair o problema para si. Então, a escolhida foi a EFNet, nas palavras do próprio Mauritz "O IRC brasileiro, então, deve morrer onde nasceu, na EFNet", e o redirecionamento irc.brasnet.org se encontra lá até hoje.

Após estes ocorridos, usuários que gostavam da BRASnet e não gostavam da BrasIRC, inconformados, se juntaram à algumas pessoas da própria EFNet para atacar a DsgX e servidores da BrasIRC. Tiveram muito êxito, a empresa de dmer foi obrigada a tirar as máquinas que rodavam o IRCd por estar atrapalhando o andamento de outros clientes e agora é apenas um redirecionamento.

A BrasIRC ainda teve o mesmo problema que a BRASnet teve em 2002, na época da BrTurbo, quando começaram a enviar mensagens globais. Temendo este problema como temeram em 2002, vários usuários migraram da BrasIRC para outras redes. E com problemas de ataques, a BrasIRC teve que procurar outro lugar que hospedasse sua rede. A GigeServers novamente foi a escolhida e agora, a BrasIRC demonstra uma certa estabilidade de serviços.

Até o dia 13 deste mês, o único servidor que segurava ainda a BRASnet era a FortalNET, sempre atacada como veremos em um log a seguir, mas era sempre o ponto de encontro dos que ainda acreditavam que a BRASnet voltaria. Tolos, a FortalNET acabou indo, como todas para a BrasIRC, e agora não está mais em lugar algum. Talvez esta ameaça tenha sido a gota d'água:

[w3b] soh tem a fortalnet on?
[w3b] da brasnet?
[w3b] ae eh melhor o admin da fortalnet desligar essa bosta
[w3b] se nao pode se preparar pra ficar off pra sempre
[w3b] seus lixo
[w3b] flw

No blog AluisioSaboya.com, o fim da BRASnet já foi decretado em uma conversa com Mauritz, que afirmou que a BRASnet.org voltaria, mas não provendo IRC, e sim, como um fórum ou um mini-orkut (site de relacionamentos). Algumas redes menores estão comemorando o sucesso de ter canais grandes se filiando e estabelecendo novos lares. Afinal, a BRASnet parou, mas o IRC tem que continuar.

Uma coisa que achei interessante disso tudo, é a justificativa dos ataques e de tomar a BRASnet. Uma que foi apresentada no site mesmo, por meio de um log, foi a de abuso da administração, não é algo tão plausível da parte da administração, como também não foi nada plausível a atitude dos derrubadores de IRC. Talvez uma paciência maior, um diálogo maior e quem sabe até um respeito maior por parte dos usuários frente àqueles que os representam no IRC.

Outro aspecto importante é que com o surgimento de novas redes querendo tomar o lugar de maior do Brasil, posto da BRASnet há vários anos, não há uma preocupação de fidelização do usuário. Não estou vendo, na maioria das redes, que se crie uma identidade com o usuário. Eles não entram na rede X, eles entram em qualquer rede que esteja no ar. E isso, pode criar um colapso nervoso fatal para o IRC nacional. Temos agora que tentar fazer com que o usuário se identifique com tal rede, não importando qual. Este problema na BRASnet, pode ter vindo para o bem ou para o mal, ainda é algo muito recente, teremos que esperar para ver o que acontece.

Fonte: IRC News
Autor: Daniel Portela
Você dever fazer login ou se cadastrar para fazer um comentário!


principal - sobre - fórum - autores - download - parcerias
© Copyright 2000-2018 Cajau.com. Todos os direitos reservados.
v2018
Últimas atualizaçõesÚltimas atualizações


counter