home » todos os fóruns » fórum atual » tópicos redes
Escolha um Fórum:
IRC x MSN x Orkut
visitar site de Cajau enviar mensagem para Cajau mostrar perfil de Cajau
postado por Cajau em 28/09/2009 às 19:46:42
Bom, eu vejo todos os dias pessoas entrando e saindo do IRC perdidos. Uns dizem "O que aconteceu com a BRASnet?", outros só dizem "É... morreu mesmo". É engraçado ouvir isso, eu já tenho 12 anos de IRC praticamente e vi de tudo acontecer, mas as pessoas simplesmente não conhecem.

Vamos começar a nos situar no tempo e no espaço. Em 96, o IRC surgiu no Brasil com três redes distintas: a BrasIRC (conhecida hoje como VirtuaLife e a BrasIRC.Com.Br que pouco se conhece), a BRASnet (uma rede que se desmembrou da BrasIRC e que virou soberana em seus mais de dez anos de existência) e a RedeBrasil (uma rede que nasceu com uma constituição baseada na brasileira, mas que apesar de haver uma com o nome igual hoje em dia, em nada se parece com a antiga).

Em 2000, por um problema na Elogica (hoje Inter.Net), a RedeBrasil foi forçada a migrar para a BRASnet. Nesta época, a RedeBrasil tinha mais de 7 mil usuários e a BRASnet, pouco mais de 3 mil. Com as duas potências juntas, pudemos ver, em 2002, a BRASnet em seu auge, com mais de 65 mil usuários, ocupando a quinta posição no IRC mundial. A BrasIRC.Net não deixava a desejar e era a segunda maior do Brasil, com pouco mais de 21 mil usuários.

As redes iam muito bem, usuários entravam para conversar diariamente. Os problemas começaram com os netsplits, pessoas ficavam completamente ilhadas nos servidores, às vezes por horas. Qual a solução? Usar o MSN pra saber o que aconteceu. Há 6 anos atrás essa era a função do mensageiro instantâneo. Com o tempo, a praticidade do MSN e a segurança de não se perder, aumentou a popularidade do mensageiro. O IRC perdeu com conflitos banais e criações de novas redes a cada minuto.

De 2003 pra cá o IRC tem tentado sobreviver. A começar com políticas de scripting que não deveriam ser aplicadas à realidade do protocolo. O IRC não deve nunca se parecer ou assemelhar ao MSN, o propósito é o mesmo de bater-papo, mas um é muito diferente do outro. Enquanto o IRC tenta se parecer com o MSN, este já praticamente adequou à sua realidade quase todos os componentes do IRC (conversas em "canais", grupos, privadas, etc).

Se somarmos todas as redes brasileiras e fizermos uma proporção de usuários hoje em dia, veremos que as médias ridiculamente baixas em relação ao que havia anteriormente e em relação à redes estrangeiras. Temos comunidades no Orkut que dizem "Tenho saudades dos tempos de mIRC" e milhões de campanhas de volta ao IRC, cada uma delas com mais de 3 mil usuários, mas nenhuma delas vai dar certo. O IRC não oferece ferramentas interessantes, os usuários têm de criar canais interessantes e para isso querem algo em troca, normalmente status dentro da rede. Com isso, entramos em outra banalidade de hoje em dia.

Há muito tempo atrás era difícil ser IRCop Local, Global ou IRCAdministrador. Com os problemas de estrutura que se enfrenta no Brasil (preguiça de mostrar um plano de divulgação e projetos junto a provedores, promover seminários para desenvolver o IRC), qualquer pessoa com R$ 50,00 no bolso pode ser um IRC Administrador de uma rede. Pior que isso! Pode ter acessos a comandos como raw, exception, etc, se você não sabe o que isso significa, podem controlar várias coisas dentro de uma rede sem o conhecimento técnico para tal.

E agora eu lhes pergunto, pra quê voltar ao IRC? Para assistir uma palhaçada após a outra? Para ver uma rede em um mês e no outro não? Eu não voltaria com o IRC do jeito que está. E você?

Fonte: IRC News
Autor: Daniel Portela
Você dever fazer login ou se cadastrar para fazer um comentário!


principal - sobre - fórum - autores - download - parcerias
© Copyright 2000-2018 Cajau.com. Todos os direitos reservados.
v2018
Últimas atualizaçõesÚltimas atualizações


counter