home » todos os fóruns » fórum atual » tópicos cebolinha
Escolha um Fórum:
10 Anos de Cebolinha Script
visitar site de Cajau enviar mensagem para Cajau mostrar perfil de Cajau
postado por Cajau em 01/04/2010 às 22:47:40
O COMEÇO DO COMEÇO

Olá, meu nome é Cajau, atualmente tenho 35 anos, e comecei a usar a Internet de verdade mesmo quando eu tinha 21 anos de idade, há 14 anos atrás. (a Internet que conhecemos hoje tem 15 anos. 1995-2010)

No ano de 1991 fiz um cursinho de programação nas linguagens Clipper e D-BASE III, no Centro Nacional de Informática, um nome forte, mas que na verdade funcionava numa pequena salinha com cerca de uns 15 computadores equipados com MS-DOS.
Nequela ocasião aprendi a criar alguns programinhas que rodavam em disketes, entre eles alguns joguinhos legais, e foi quando descobri os temíveis vírus que assolavam a humanidade: Brain.A, Jerusalém, Ping-Pong, entre outros, que se alastravam via disketes, pois Internet era artigo de luxo na época. Apenas ricos tinham condições de fazer uma conexão BBS, que levava 20 minutos pra conectar numa chamada interurbana (rsrsrsrs)

Em 1995 trabalhei o ano inteiro juntando dinheiro, e então comprei um computador de última geração, coisa que pouca gente podia fazer. Fiquei maravilhado com meu PC com processador 486 DX4, 4 megas de memória RAM e vídeo com 1 mega compartilhado, o que fazia sobrar 3 megas de memória para o sistema, que fazia rodar muito bem o Windows 3.11 e MS-DOS 6.22 que vieram instalados com o PC.
O HD também causava inveja nos meus amigos, porque o meu HD tinha 640 megas de capacidade, e todo mundo me chamava de rico.
Estava esquecendo de dizer que meu monitor não era monocromático, como os dos outros, mas colorido, tornando-o ainda mais lindo com o desktop do Windows 95, que instalei logo no início do ano seguinte.

Com o advento do Windows 98 senti a necessidade de fazer um upgrade no meu PC, mas nem tinha como, então substituí a minha máquina por um processador Pentium 100 com 16 megas de memória RAM e com 4 megas de video, e HD de 1,2 Gigas, e então foi possível visualizar imagens e fotos com melhor qualidade, sem ficar tudo borrado, como antes. Fiquei mais feliz que pinto no lixo.
Abri uma conta no Provedor Terra e passei a ter Internet em casa (antes eu só usava nos cursinhos), e comecei a usar o Chat do Terra usando o apelido |CeBoLiNhA|, sugerido por minha prima Mônica. Eu fiquei realmente viciado naquilo tudo, com a possibilidade de conversar com as pessoas em tempo real, enviar sonzinhos nas mensagens, e até imagens. Entrava noite adentro, e às vezes só me lembrava de comer algo quando estava quase desmaiando de fraqueza.

Meus amigos não saíam lá de casa, inclusive o Speed_Boy (Davi), mas ele também tinha computador e já conectava no IRC antes de mim.
No ano 2000 eu usava o ICQ e o ComVC da UOL (um programa de bate-papo feito no Brasil, muito legal).
O MSN nessa época era uma bosta, e Orkut nem existia, então os web chats, ComVC, ICQ e IRC bombavam.

O INÍCIO

Certo dia o Davi baixou um Script para IRC na minha casa e pediu pra eu usar. Era o "Senhor da Guerra Script".
No início eu achei horrível, e não entendia nada daqueles comandos, e nem para que serviam, e quando ele saiu lá de casa eu fechei o Script e voltei pro ICQ e ComVC.
Mas a minha curiosidade foi mais forte que eu. Então abri o Senhor da Guerra e comecei a fuçar, e fiz a descoberta do século: os Remotes do Script.
Achei incrível poder editar várias coisas, como menus e dialogs. E assim fiz, inclusive troquei o nome do "Senhor da Guerra Script" para "Senhor Cebolinha Script".
Sim, "Senhor", porque eu só encontrei o "da Guerra Script" nos Remotes, pois para mudar o "Senhor" eu tinha que editar o próprio mIRC. Fiz isso depois que baixei o Hedit.exe.
A primeira coisa que fiz foi chamar o Davi e tirar onda de programador (rsrsrsrsrs)
O cara ficou mais bobo que eu e me incentivou a criar um script para mIRC. Olha o Cebolinha Script nascendo!!

Comecei a baixar dezenas, centenas de Scripts, em diversos idiomas, e fui vendo o que de mais legal eles tinham, e fui montando o Cebolinha Script para meu uso próprio. Eu estava personalizando meu próprio script, e não via nada de errado em copiar nada de ninguém. Nessas buscas encontrei Scripts muito legais e interessantes, como FoxScript, Avalanche, Ninja, Scoop, T7DS, FullT, Millenium, Patola, Revolution, e muitos outros.
Mas o que mais me chamou a atenção foi o Millenium Script, feito pelo |-Thiago-|. Esse Script era demais mesmo!
Escolhi esse, então, para ser a base do meu script. Passei uma cópia para o Speed_Boy e outra para o billy--, outro amigo meu.

Primeiro Helper do Cebolinha Script: Speed_Boy

Em poucos meses, no ano 2000, eu comecei a ver várias pessoas no canal #Kachu da Rede BrasIRC.net (atual Virtualife) usando o Cebolinha Script, porque o Davi fez o favor de sair distribuindo cópias para todo mundo, inclusive registrou o primeiro canal #Cebolinha e já estava lá dando suporte.
Lógico que eu também comecei a frequentar o canal e a dar suporte, porque vi nisso a oportunidade de me familiarizar com aquele monte de gente maluca. Eu não entendia nada de programação de scripts, eu apenas colocava o que existia em outros scripts, e nem entendia muito bem para que aquelas coisas existiam.
O número de usuários do Cebolinha começou a crescer, e o canal #Cebolinha começou a bombar com 30 usuários.
O Speed_Boy estava na minha casa, e a gente ficava comemorando a cada entrada de usuário no canal. A gente falava: "mais um!", e quando surgiu a barra de rolagem na lista de nicks (nicklist) a gente quase chorou de emoção, porque o canal atingiu mais de 40 usuários, e isso fez acionar a barra de rolagem (a resolução do meu desktop era de 640x480).
As cobranças dos usuários começaram a surgir, e eu precisava aprender a "scriptar" o mais rápido possível, então encontrei em algum site a XBible, da equipe COBRAS do canal #ScriptX. Fiquei estudando aquilo tudo e fui colocando em prática, inclusive melhorando as dialogs que já estavam no Cebolinha Script.
Lancei as versões 2001, 2002 e 2003, nos seus respectivos anos.

O SUCESSO

Em 2002 a Revista Geek, edição 18 Especial IRC, distribuiu o Cebolinha Script 2002 em CD, no Brasil e em Portugal, e isso fez com que o Cebolinha Script "explodisse" em downloads em versões posteriores. Foi um grande marco!
Milhares de sites na Internet ofereciam o link para download do Script, e aquilo me enchia de orgulho!

A Consolidação

Mas foi em 2004 que lancei a melhor versão do Cebolinha Script: Cebolinha Script 2004!
Nessa versão eu pude realmente colocar 80% de sistemas criados por mim mesmo, e por alguns adeptos do Cebolinha, como o _Sommbra_, que criou alguns sistemas exclusivamente para o Script.
Criei o sistema de transmissão de Rádio para transmitir a Rádio do Cebolinha Script (#eMaster).
Conheci os locutores di_giorgio e DJ_Shadow (Dj_Andre_Costa), que se tornaram meus grandes amigos, e que estão comigo até hoje, e são meus dois braços e minhas duas pernas.

A partir de 2004 fui convidado para dar entrevistas em diversos sites de mIRC Scripting e de Notícias do IRC, inclusive entrevistas em Rádios online, como as Rádios IRCBrasil, iMaster e Iradio.
O Cebolinha Script estava no mesmo patamar dos melhores Scripts para mIRC da época, competindo de igual para melhor.

O "Declínio do IRC" versus "Perseverança"

Neste mesmo ano os ataques às Redes de IRC aumentaram muito, fazendo com que muitas Redes encerrassem suas atividades, inclusive a segunda maior Rede do Brasil com cerca de 22 mil usuários conectados simultaneamente, a BrasIRC.net, onde mantínhamos nosso canal de suporte, e para onde direcionávamos nosso servidor virtual irc.cajau.com.
Precisávamos manter nossos usuários conectados em uma Rede estável, mas na BrasIRC.net estava impraticável com tantos ataques.
Foi então que nos mudamos para a Rede Brasnet.org, que mantinha picos de 60 mil usuários conectados. Também caiu.
Nos mudamos para outra Rede, que também caiu.
Atualmente nossos servidores virtuais apontam para a Rede Virtualife, antiga Rede BrasIRC.net que antes ocupava a segunda posição com picos de 22.000 usuários, e hoje atinge picos de 1.300 usuários, permanecendo como maior do Brasil.
Viu, que diferença?

O único motivo que nos leva a direcionar nossos servidores para a Rede Virtualife é porque o Cebolinha Script "nasceu" ali, no canal #Kachu, canal oficial da minha cidade, há 10 anos atrás.
Em 10 anos de história, nenhuma Rede de IRC apoiou nosso trabalho. Sempre apoiaram outros scripts, porque os autores desses tais scripts faziam parte, de alguma forma, da administração dessas Redes, e literalmente viravam as costas para nós.
Eu não posso dizer que torço para o Flamengo, se eu uso a camisa do Vasco. Entendeu?
Tudo bem, isso nunca fez falta para nós, e nunca fará.

E cá, estamos nós!

Com apoio ou sem apoio, nos últimos 6 anos, desde 2004, o Cebolinha foi o único script que não parou de ser atualizado, mantendo sempre o mesmo entusiasmo e a mesma credibilidade por esse sistema maravilhoso que é o IRC.
Afinal, fazemos isso porque gostamos, e sempre será assim, enquanto existir.

É impossível transcrever 10 anos de história num único artigo. São muitos fatos, e muitos nicks para mencionar.
Devo gratidão a muitos usuários que ao longo desse tempo deram apoio e contribuíram com um pouco. E esse pouco, somado a vários poucos, fizeram o que o Cebolinha é hoje.
Operadores, Helpers e usuários do Cebolinha Script, minha eterna gratidão. Parabéns pelos 10 anos!

E obrigado a você, por ter lido até aqui!

Cajau

visitar site de djandrecosta enviar mensagem para djandrecosta mostrar perfil de djandrecosta
comentário de djandrecosta em 02/04/2010 às 01:16:29
Eu sinto muito orgulho em fazer parte da família Cebolinha Script, foi meu primeiro e unico Script, e sem contar nos grandes amigos que ganhei, e conheci, parabéns Cajau, pelo belo trabalho que tem feito durantes esses anos, e a todos nós, que temos um Script de mIRC, com os melhores recursos atuais de segurança, e facilita e muito a vida de usuários que nunca usaram o mIRc. =D

visitar site de triplox enviar mensagem para triplox mostrar perfil de triplox
comentário de triplox em 02/04/2010 às 02:55:20
Historia perfeita para um usuario de irc dos tempos mais primordios! Sempre acompenhei o script, desde quase o sua criaçao, pq eu usei esse script pela primeira vez e nao consegui parar mais, e hj em dia fico muito feliz em poder contribuir com o script, com o Cajau e com toda a familia Cebolinha Script! E queria aproveitar para dizer que isso nunca vai acabar. Pode ter certeza disso!!! Abrass a toda a Familia Cebolinha Script.

visitar site de Coolgate enviar mensagem para Coolgate mostrar perfil de Coolgate
comentário de Coolgate em 02/04/2010 às 17:22:57
O apogeu do IRC foi vivido por scripts muito bons como o Scoop, mas hoje é o Cebola que garante aos antigos e novos usuarios (sempre bem vindos) o fantastico mundo do IRC, minha gratidão pelo belo trabalho, que possamos ver atá a version 2012, porque depois o mundo acaba mesmo =D

%cscr 4,0•1Cebolinha01v104• 1,0www.cajau.com

visitar site de Cajau enviar mensagem para Cajau mostrar perfil de Cajau
comentário de Cajau em 02/04/2010 às 19:30:07
uSHSUHushUHSUhsuHUS
O mundo vai acabar mesmo dia 12 de dezembro de 2012?
Bom, eu assisto todos os dias a National Geographic na Sky rssss
Rapaz, fico preocupado mesmo com isso :D

visitar site de Miss enviar mensagem para Miss mostrar perfil de Miss
comentário de Miss em 18/05/2010 às 00:00:03
Aeeeeeeee eu tenho todas as versões, TODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS, morram de inveja, sou fã numero zero do Cebolinha Script, antes apenas usuária, a 5 anos helper e estamos ae para contar o bom da vida no IRC quê é o Cebolinha Script!

visitar site de jacksoow enviar mensagem para jacksoow mostrar perfil de jacksoow
comentário de jacksoow em 06/09/2010 às 13:33:00
puts ja tem 6 anos que uso isso vi o declinio das rede tudo e po Cajau, capixaba que nem eu, so que eu sou da Grande Vitoria, na cidade de Cariacica hehe, parabens por tudo.

visitar site de Cajau enviar mensagem para Cajau mostrar perfil de Cajau
comentário de Cajau em 20/12/2010 às 00:31:26
jacksoow, volta e meia estou por aê, em Vitória ;D
Gosto muito daí, mas sempre quando vou, estou de serviço.
Entrei uma vez só, em Cariacica, pra deixar minha chefe, e saí rapidinho, pq tenho medo daí rsrsrsrsrs

Abração!!

visitar site de djgodan enviar mensagem para djgodan mostrar perfil de djgodan
comentário de djgodan em 06/01/2011 às 12:45:20
Parece que foi ontem que comecei a utilizar o mirc, mais já se passam uns 12 e la vai fumaça que venho acompanhando essa febre que graças a Deus fui me afastando desse vício, que era dia, noite e madrugada. Mais graças a Deus fiz muitos amigos que até hoje ainda tenho contato diariamente. Tempos bons que se passaram e que nunca mais irá voltar. Como era bom ser jovem e bater um papo com toda a galera do IRC. Conheci o Cebolinha Script e nunca mais me afastei, sempre que penso em entrar no mirc, penso logo no cebolinha e baixo e entro e curto de montão, não como antes mais sempre estou ligadão nessa turminha que sempre fez do cebolinha script uma ditração, deixando o bate papo mais animado e completo. Substituiu o ICQ com estilo. Quero mandar um grande abraço para o meu amigo pré-histórico Cajau que por diversas vezes conversamos por telefone. Pelo compartilhamento de informações e por tudo. Obrigado Cajau :) Por onde vc anda agora? Não está morando mais em ES?

visitar site de djgodan enviar mensagem para djgodan mostrar perfil de djgodan
comentário de djgodan em 06/01/2011 às 12:48:11
Quero aproveitar e lembrar que também fiz parte desta equipe e da Rádio eMaster e não gostei (rs), de não está incluso em seu texto. Também fiz parte dessa família por muitos anos. Abração :)

visitar site de Cajau enviar mensagem para Cajau mostrar perfil de Cajau
comentário de Cajau em 13/01/2011 às 00:05:06
É verdade hAUAHUhauHAUhau
Mas quem mandou vc sumir neah!!!
Que bom que tah por aê de novo :p
Com TODA certeza do mundo vc tb foi uma peça essencial para que tudo desse certo naquele início de nova fase do Script!!
Abração pra vc, djgodan!!
Você dever fazer login ou se cadastrar para fazer um comentário!


principal - sobre - fórum - autores - download - parcerias
© Copyright 2000-2018 Cajau.com. Todos os direitos reservados.
v2018
Últimas atualizaçõesÚltimas atualizações


counter